segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Receita de Coalhada (seca ou não) - O verdadeiro iogurte grego!

Nada mais gostoso nestes tempos de verão que um delicioso iogurte!! É saudável, saboroso e refrescante, e o melhor, super versátil podendo ser utilizado de diversas formas na nossa cozinha!



Esta receita aprendi com meu pai (de origem grega e nascido no Egito), cresci observando ele fazer, e não não via a hora de chegar o dia seguinte para poder comer num potinho com mel ou então com sal e pepino, bem a moda grega!

O iogurte é uma das iguarias mais antigas, uma maneira descoberta pelos povos antigos de preservar o leite e é muito popular nos países do Oriente Médio. É a base para diversos pratos como a coalhada seca, o tzatziki (patê a base de iogurte e pepino), o chancliche (um tipo de queijo) entre outros.

Simples de fazer em casa, esta receita rende bastante e dura cerca de 20 dias na geladeira. Preparados??


INGREDIENTES:
3 ou 4 litros de leite integral
1 pote de iogurte natural
paciência e disposição, rssss

MODO DE FAZER:
INSCREVA-SE
Coloque o leite numa panela na qual não sobre muito espaço e ponha para ferver. Após levantar fervura espere amornar e retire a nata que se forma, a temperatura ideal é quando colocamos o dedo (bem limpo é claro) e sentimos bem quente mas sem queimar, isso seria por volta de 60graus que é a temperatura ideal para os lactobacilos se reproduzirem. Já separado e levemente mexido num recipiente a parte estará o pote de iogurte a temperatura ambiente, misture-o ao leite morno, mexa um pouco e ponha a panela para "dormir".
Tampe bem a panela e guarde-a em local livre de correnteza e balanços. Cubra-a com uma toalha e se tiver frio, com uma coberta, quanto mais manter a temperatura da panela, melhor ficará a coalhada.
Após aproximadamente 10h de descanso o iogurte estará pronto, é só guardar na geladeira!!
IMPORTANTE: não pode mexer ou balançar depois que cobriu, senão desanda.

Para fazer a coalhada seca, pegue uma porção do iogurte e ponha para escorrer o soro em coador de café, pode ser aqueles filtros de papel ou então aqueles sacos de pano para maiores quantidades. Após aproximadamente 2h você obterá a coalhada seca, excelente para consumir com sal, azeite e pão.

DICAS:
1) Se a sua ideia é fazer a coalhada seca, não seque tudo de uma vez pois a coalhada conserva melhor com o soro.
2) Você pode bater o iogurte no liquidificador com frutas, fica uma delícia e super natural.
3) Dá para usar como base de molhos de saladas, para temperar carnes e deixá-las mais macias especialmente o frango e também para consumir ao natural, com açucar, com mel, frutas e o que a criatividade permitir.
4) Há também diversas receitas de pães, bolos e sorvetes a base de iogurte.
5) A partir da coalhada seca, pode-se fazer o tzatziki, deliciosa iguaria da cozinha grega.
6) A partir da coalhada/iogurte, pode-se fazer o chancliche, um queijo delicioso.
Portanto, pratique bastante, pois em breve passarei estas receitas também!

Abçssssssssssssss
Cris
Pandora Danças - Especializados em Cultura Oriental

4 comentários:

  1. Hummmm vontade de comer agora viu! Vou fazer Cris, depois eu conto.

    ResponderExcluir
  2. Cris, vou ver como minha avó faz, mas eu me lembro bem que ela seca com uma toalha de mesa! eheheh... Dps te conto! Sei que pro Tzatziki só faltou um pouco de alho!

    Ah, a coalhada (ou Iogurte) é uma especiaria desenvolvida pelos povos balcanicos em cerca de 2000 a.C. (na época a região era de Gregos Macedônios e Dóricos que estavam expulsando os Eolicos e Micenicos em sua migração de Norte/Nordeste a Sul da Grécia), disso podemos nos "gabar", mesmo o nome sendo de origem Turca (a primeira industrialização foi de um Judeu - Isaac Carasso - que saiu de Thessaloniki voltando para sua terra original Espanha, onde fundou a Danone, fugindo dos gregos que voltavam para a cidade, esse grupo de Judeus expulsos da Espanha pela Rainha Isabel em cerca de 1400 e que morava em Thessaloniki era muito ligado aos Turcos Otomanos)

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Gente...sabe que adoro vcs todos...mesmo sem conhece-los....pois vcs são um poço de sabedoria...de história...que coisa mais linda de se ler....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que delícia!! só gostaria de saber quem é vc!! kkkkk, bjssssss

      Excluir